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Motivos Para Você Ter um Serviço de Suporte Remoto de TI

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O suporte remoto de TI permite que um técnico acesse, de qualquer lugar, um computador geograficamente distante. Por meio da autorização do proprietário do equipamento, esse técnico consegue visualizar, alterar e adicionar conteúdo, abrir softwares e acompanhar procedimentos e tarefas, como se estive localmente na frente da tela.

Imagine que você tenha uma empresa localizada em Curitiba e a equipe de suporte do software que administra seus ativos de TI esteja no Rio de Janeiro. Com um programa para suporte remoto devidamente autorizado, qualquer pessoa consegue resolver uma demanda do sistema instalado em um dos seus computadores.

Com as permissões apropriadas e uma conexão com a internet, esse profissional de suporte poderá solucionar problemas, instalar softwares e copiar arquivos sem a necessidade de deslocamento de um lugar para o outro ou pedir ajuda de alguém fisicamente mais próximo.

Neste artigo, você verá que é possível liberar acesso seguro para um profissional de suporte de onde ele estiver e com interação simultânea para reduzir o tempo de resposta das demandas, aumentar a produtividade da sua empresa e diminuir custos operacionais. Vamos às vantagens:

1. Permitir acesso seguro e de qualquer lugar

Um serviço de suporte de TI remoto permite que a infraestrutura de TI da empresa seja gerenciada de forma mais efetiva. Isso porque o hardware em que o sistema de acesso foi instalado estará disponível para visualização de informações ou atualização em qualquer momento e de qualquer lugar.

Essa alta disponibilidade garante flexibilidade para as equipes de trabalho, que podem se deslocar ou manter seus data centers legados em outro local, geograficamente distante de seus clientes e, ainda assim, identificar gargalos e solucionar problemas em tempo hábil, antes que afetem o fluxo de trabalho.

Dessa forma, enquanto os hardwares que serão atendidos estão ligados e a equipe de suporte tem permissão para acesso, as atualizações e soluções de problemas são efetivados. Isso significa alta disponibilidade de atendimento, inclusive depois do horário comercial.

Embora o fornecimento de acesso externo ao seu computador pessoal ou rede corporativa possa representar vulnerabilidade devido ao amplo acesso ao conteúdo e às configurações do sistema, o que poderia incorrer em comportamentos maliciosos, as empresas que oferecem suporte de TI remoto moderno tem requisitos de segurança que inibem qualquer ameaça.

2. Interação em tempo real

Muitas empresas não possuem equipes que possam resolver problemas em tempo real, à medida que as demandas surgem. Com isso, gargalos ou problemas relacionados à infraestrutura de TI geram altos custos e atrasos.

Com a alta disponibilidade de um suporte de emergência, que garante interação imediata ao surgimento de qualquer demanda, todos os requisitos de operacionalidade de TI são mantidos e é possível contactar o suporte de TI remoto quantas vezes for necessário, pois as equipes de trabalho estarão sempre à disposição para monitorar equipamentos, servidores e a rede da empresa.

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3. Agilidade no tempo de resposta às demandas

A agilidade no tempo de resposta é resultado da disponibilidade de atendimento acrescida do conhecimento técnico de uma equipe altamente especializada. Com isso, mesmo que aconteçam problemas pontuais, o profissional responsável consegue identificar imediatamente o que pode ser alterado para interromper a ocorrência das consequências negativas, como paradas de máquinas, atrasos nas rotinas, insatisfação de colaboradores etc.

Analisemos o tempo de espera no modelo de atendimento tradicional: muitos colaboradores tentam resolver o problema sozinhos antes de abrir um chamado com o suporte, e isso já consumiria certo tempo. Depois, ao telefone, a equipe tentaria explicar o que poderia ser feito, mas as chances de sucesso seriam reduzidas e o prazo para a solução do chamado aumentaria.

Finalmente, caso o problema tenha sido classificado para um atendimento presencial, ainda que a equipe de suporte esteja na mesma cidade (o que pode ser incomum), o tempo de deslocamento seria um grande atraso e isso, em muitas empresas, significa custo de oportunidade, nesse caso, um tempo ocioso que poderia ter sido lucrativo.

4. Aumento de produtividade da equipe

Se toda a sua equipe estiver ocupada com a solução dos problemas de TI, como poderá se concentrar no seu core business? Um serviço de suporte remoto de TI aumenta substancialmente a taxa de produtividade organizacional porque acelera as soluções de TI, reduz o tempo de inatividade e permite que as operações sejam sempre mais eficientes.

A preocupação com problemas técnicos para solucionar demandas que facilmente poderiam ser resolvidas por profissionais de TI não pode e nem deve sacrificar o crescimento do negócio.

Essa solução não é útil apenas na solução de problemas. Em grandes empresas e indústrias, o suporte remoto é especialmente proveitoso em um contexto mais técnico: além de permitir o acesso a computadores e arquivos pessoais, ele pode ser utilizado em servidores e unidades de controle, para que um gerente de equipe verifique a produtividade e a eficiência das fábricas de qualquer lugar do mundo, sem sair do próprio escritório.

Isso tudo sem falar, claro, da produtividade em home office que é tendência natural e que vem se fortalecendo com a digitalização de processos e o acesso cada vez maior do mundo corporativo às ferramentas de trabalho remoto, o que também garante maior produtividade aos colaboradores.

5. Redução de custos com suporte presencial e atualizações

Com um suporte ágil, qualificado e de alta disponibilidade, as atualizações necessárias podem ser realizadas na infraestrutura de forma programada, o que também reduz custos que poderiam incorrer em procedimentos de urgência ou deslocamentos para suporte presencial.

O suporte remoto de TI ou a terceirização da TI é essencial para negócios relacionados ao uso de tecnologia, mas também pode ser uma opção para serviços de atendimento e gestão de plataformas de e-commerce.

Fonte: IT Soluciona

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